Neste trabalho problematizamos o aprender, a partir do olhar dos estudantes, de uma escola pública do município do Rio Grande/RS/Brasil. A escola, em 2011, optou por modificar sua dinâmica de funcionamento transformando as salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, nos quais os estudantes têm acesso a uma maior diversidade de recursos e a interação com os colegas é permanente, motivando o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo. Nesta escola, são os estudantes que se deslocam de um ambiente para outro, a cada duas horas, os professores permanecem na sala. Para conhecer como os estudantes aprendem neste novo ambiente realizamos diversos questionamentos e dotamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia de análise, o que permitiu a construção dos discursos coletivos: Aprender ¿ontem¿ nas salas de aula, Aprender ¿hoje¿ nos Ambientes de Aprendizagem e Aprender com o material pedagógico. A análise dos discursos nos possibilitou compreender que trabalhos realizados em ambientes coletivos e desafiadores modificam o aprender pela liberdade de ação, de expressão e pelo respeito ao outro como legítimo outro na convivência.
Kundinnen und Kunden meinen
0.0/5.0
0 Bewertungen
Verfassen Sie die erste Bewertung zu diesem Artikel